Cirurgia do Joelho

Menisco discóide

Menisco discóide é uma anormalidade congênita na qual o menisco apresenta-se espessado e recobre uma superfície maior do platô tibial. Acomete quase que exclusivamente o menisco lateral com incidência média de 3% a 5% na população geral. Alguns estudos relatam ocorrência de até 20% no joelho contra-lateral.

Menisco lateral discóide

Muitas vezes não ocasiona sintomas significativos podendo ser descoberto incidentalmente em exames de imagem. Entretanto, devido a anatomia alterada, é comum o desenvolvimento de lesões, as quais resultam em dor localizada, bloqueio e derrame articular. Além disso, em alguns casos, o menisco também é desprovido de suas inserções periféricas tornando-o móvel. Nestas situações o paciente poderá relatar sensação de estalido ao mobilizar o joelho.Para confirmação diagnóstica utilizamos a ressonância magnética.

Tratamento cirúrgico está indicado quando houverem sintomas. Assim como qualquer lesão de menisco, o principal objetivo é manter maior quantidade possível de tecido viável sem comprometer a função, desta forma é possível evitar a osteoartrose precoce. Em casos de lesões é realizada a ressecção do tecido em excesso seguida de regularização. Já naqueles móveis a abordagem ideal e a reinserção.

Agende agora mesmo uma consulta